Como evitar a sobrecarga dos rins?

By Rafaela Ferini 2 Min Read

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, os rins são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo e, se deixados de escanteio, podem causar doenças extremamente sérias, como por exemplo, a doença renal crônica (DRC).

A doença renal crônica, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, trata-se de um problema silencioso que, aos poucos, destrói as estruturas vitais e em certo momento, faz com que o órgão pare de funcionar.

Sabendo da gravidade de tal doença, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes reuniu algumas dicas de atitudes que podem evitar tal situação, veja-as a seguir:

Mantenha seu peso ideal

Segundo Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, manter o índice de massa corporal ideal é uma das melhores formas de evitar complicações, uma vez que a obesidade leva a hipertensão e a diabete.

Diabete e pressão

Quando os níveis de diabete e pressão estão elevados, os riscos de desenvolver DRC são elevados. O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que isso acontece porque há uma sobrecarga na filtração dos rins, formando placas de gordura pela região.

Não exagere na bebida

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que o excesso de álcool pode levar à hipertensão e, consequentemente, aos problemas renais. Por isso, mantenha-se atento e beba com moderação!

Cuide de sua alimentação

Ingerir alimentos com gordura em excesso afeta as funções renais, por isso, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes recomenda investir em uma dieta rica em fibras e vitaminas. Porém, consulte-se com um nutricionista para definir uma dieta adequada.

Lembre-se de manter sua saúde em dia para evitar possíveis complicações no futuro e viver uma vida com maior qualidade!

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário