Benefícios da hidroginástica para idosos

Marco Antônio Carbonari
By Rafaela Ferini

Weber Micael da Silva, empresário, corredor e maratonista, a convite de nossa redação, fala sobre os benefícios da hidroginástica para pessoas na terceira idade. Deseja ampliar seu repertório sobre o tema? Acompanhe o artigo e saiba mais! A hidroginástica é um esporte benéfico para todas as idades, contudo, na terceira idade, as vantagens são refletidas em melhora e qualidade de vida, mostrando-se extremamente importante em alguns casos.

Consulte seu médico com antecedência

De antemão, o maratonista Weber Micael da Silva alerta e recomenda aos idosos a consultarem um médico especialista antes de se matricular na academia, isso porque apesar de ter diversos benefícios, a hidroginástica pode desempenhar funções diferentes das propostas por especialistas. Por exemplo, idosos que possuam um certo grau de osteoporose, ao praticarem apenas a hidroginástica, não apresentarão melhora no tratamento deste distúrbio, pois não terá o impacto e atrito desejado para fortalecimento dos ossos.

Interação social 

Outro ponto importantíssimo que Weber Micael da Silva ressalta é a interação social. Com a pandemia de coronavírus que assolou o mundo, os idosos foram uma das parcelas da sociedade que mais sofreu, em razão da letalidade do vírus para com a terceira idade, bem como o isolamento social. Desse modo, com a ampla campanha de vacinação e a abertura de atividades, os idosos frequentarem centros de interação social é uma ótima alternativa para melhorarem sua saúde mental.

Fortalecimento dos ossos

Um dos benefícios proeminentes aos idosos que  Weber Micael da Silva cita é o fortalecimento muscular. Com as atividades exercidas, há o fortalecimento dos músculos, o que ajuda no impedimento da perda de massa muscular. Além disso, há estudos e pesquisas que comprovam o aceleramento do metabolismo e a melhora do sono! 

É um esporte seguro

Além disso, Weber Micael da Silva ressalta que trata-se de um esporte seguro, afinal, não há risco de quedas e lesões. Sabe-se que em determinada idade, uma simples queda pode ser fatal, pois a recuperação dos ossos e do corpo já não é mais a mesma. Desse modo, médicos recomendam a prática das atividades aeróbicas na piscina em razão da segurança aos idosos, explica o empresário e corredor Weber Micael da Silva.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário