O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que os cálculos renais se formam a partir de pequenas partículas de cristais (frequentemente composto por oxalato de cálcio), transformando-se em cálculos de diversos tamanhos, chamados comumente de ‘pedras nos rins’.

Sabendo que trata-se de uma dúvida comum, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes reuniu no presente artigo alguns dos alimentos que, por mais que sejam de extrema importância para trazer nutrientes ao nosso corpo, devem ser consumidos com moderação, pois podem propiciar a formação dos cristais, veja:

De acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o excesso de sódio é o principal vilão da formação das pedras nos rins e é facilmente encontrado em excesso em alimentos industrializados. Além disso, carnes, amendoim, café, espinafre, beterraba, feijão, batata doce e álcool também devem ser moderados.

Os alimentos mais ricos em sódio são, revela Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes: sopas instantâneas, refrigerantes, fast food e embutidos.

A alimentação e os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com o funcionamento do nosso corpo, por isso, adotar uma dieta rica em nutriente e vitaminas e evitar excessos é essencial para evitar os cálculos renais e demais problemas de saúde. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes recomenda alimentos ricos em vitamina K, alimentos com ácidos cítricos, produtos integrais e vegetais crus que, além de impedir a formação de pedras nos rins, fortalecem a estrutura óssea e demais funções do organismo.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes elucida que, além disso, manter-se hidratado ingerindo, no mínimo, dois litros de água por dia é essencial para garantir o funcionamento dos rins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui