Da assessoria

“Ser referência operacional em saneamento básico” é o desejo de Edenilson Candia, colaborador da Águas Cuiabá, que ganhou destaque no cotidiano da companhia após criar um “Campo de Prova de Geofone”. A ação de Índio, como é conhecido entre os colegas, proporcionou que atividades com o uso de geofone – equipamento essencial na identificação dos reparos nas redes – intensificasse o treinamento técnico entre as equipes e, consequentemente, proporcionasse o aumento no índice de assertividade nas melhorias das redes de saneamento. A partir da ideia de Candia, a precisão dos trabalhos com o aparelho tiveram um ganho de 80% nas ações operacionais.

Edenilson Candia conta com satisfação a conquista, mas revela que foi principalmente por pensar no coletivo que a alegria ficou completa. “Todos se mostraram contentes com o Campo de Prova de Geofone. É gratificante ver como o projeto tomou forma na rotina de trabalho e hoje nossas equipes estão mais preparadas. É pensando em como melhorar o desempenho que começo a ter novas ideias para apresentar” – destaca o colaborador.

A história de Edenilson Candia é fruto do Manda Bem, programa desenvolvido pela Iguá e executado em suas operações desde 2018, que estimula e reconhece ações desenvolvidas por seus colaboradores que tenham sido empregadas com sucesso nas atividades da companhia.

Essas iniciativas são novas abordagens para ações do dia a dia que, aplicadas às atividades administrativas ou operacionais da companhia, têm resultado em otimização de custos, eficiência energética, consumo consciente e em melhorias no atendimento ao cliente. Mensalmente, os colaboradores são reconhecidos e premiados, e suas ideias são compartilhadas nos canais internos da empresa para inspirar os demais colegas de trabalho.

“A inovação é um dos pilares da Iguá. Para transformar o setor de saneamento, gerando impacto positivo na vida das pessoas, precisamos inovar em processos, gestão, relacionamento e operação. Somente com uma abordagem disruptiva e colaborativa é que conseguiremos concretizar nosso propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. E, dentro desta perspectiva, o engajamento dos colaboradores para que sejam protagonistas e propositores de mudanças é fundamental”, explica Erica Silvino, head de Gestão de Gente da Iguá.

A adesão ao Manda Bem foi imediata desde a criação do programa. “Entre os colaboradores da Águas Cuiabá, já tivemos 23 funcionários que participaram com ideias de sucesso, que compreendem desde novas soluções para problemas de clientes quanto questões operacionais, como esse Campo de Prova com Geofone. Acreditamos que a inovação é uma prática diária, aplicável até mesmo nas ações mais simples. O projeto desenvolvido por Edenilson Candia nos orgulha e inspira aos integrantes da Iguá a buscar uma forma mais eficiente de lidar com nossa rotina de trabalho”, declara William Figueiredo, diretor-geral da companhia.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.