O Banco do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (17/2), que 8 milhões de clientes da Energisa poderão pagar conta de luz por meio do Pix, a partir de abril.

Controlador de 11 distribuidoras de energia no Brasil, o Grupo Energisa é o primeiro prestador de serviços de utilidade pública a incluir QR Code Pix nas faturas físicas. O BB confirmou que viabilizou solução para o pagamento via Pix.

Por enquanto, apenas clientes selecionados testam a novidade. A expectativa é que, nos próximos três meses, o QR Code Pix BB seja disponibilizado em todas as áreas de concessão da Energisa.

“A nova forma de pagamento proporciona grande melhoria na experiência do cliente, já que o QR Code Pix é liquidado muito mais rapidamente”, pontuou o Banco do Brasil.

A instituição financeira ressaltou que todos os consumidores, até aqueles que não sejam clientes dela, serão beneficiados. Quem não tiver conta no BB poderá pagar a fatura física utilizando o QR Code Pix. Uma das vantagens da tecnologia é que o pagamento pode ser feito a qualquer hora do dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Em breve, a Energisa pretende lançar uma ampla campanha de divulgação que concederá premiação para quem adotar o Pix de forma permanente. A empresa está presente em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O grupo atende a oito milhões de clientes, quantidade que representa população de mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios.

“A Energisa vem se consolidando como uma empresa completa de energia. Além de melhorar, cada vez mais, a qualidade do fornecimento nas áreas de concessão do grupo, estamos avançando rumo ao conceito de Energia 4D, no qual a digitalização está no centro estratégia de negócios. O nosso pioneirismo na solução do Pix demonstra, mais uma vez, que a inovação está no nosso DNA”, destacou o diretor de Finanças da Energisa, Antônio Carlos de Andrada Tovar.

Pix no BB

Os consumidores da Energisa poderão experimentar o uso do Pix pelo WhatsApp, lançado pelo Banco do Brasil em novembro de 2020.

Pelo aplicativo de mensagens, os clientes podem fazer cadastramento de chaves Pix, pagamentos e recebimentos. Como a assistente virtual do BB lê o QR Code para pagamentos de Pix, basta que seja enviada a imagem na conversa e as informações serão confirmadas.

Os pagamentos de tributos federais podem ser feitos via Pix desde dezembro, em parceria com a Receita Federal.