Da assessoria

Com a mudança do 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Cuiabá para o município de Sinop, o deputado federal José Medeiros (Podemos) solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que instale um colégio militar no prédio do 9º BEC na Capital de Mato Grosso.

A transferência do Batalhão para a região Norte foi anunciada pelo Exército no dia 17 de janeiro deste ano.

No pedido ao presidente, Medeiros lembra a intenção do Governo Federal em instalar escolas militares em todas as capitais do país e o desejo da sociedade, em especial a mato-grossense, por este modelo de ensino.

“A implantação dos colégios militares foi mencionada pelo presidente ainda na campanha eleitoral de 2018. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares já é realidade. A proposta em 2021 é implantar 54 instituições neste modelo em escolas estaduais, distritais e municipais”, comenta o deputado.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

Medeiros destaca ainda o alto nível de ensino ofertado nos colégios militares e a grande demanda por esse modelo educacional.

“Além da reconhecida qualidade do ensino, é importante mencionar o estímulo ao desenvolvimento de valores como disciplina e respeito em nossos jovens”.

Médici

O deputado José Medeiros também é um dos articuladores em transformar a Escola Estadual Presidente Médici em escola cívico-militar conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“A PRF tem um programa nacional com a mesma proposta das escolas cívico-militares. Assim que tive conhecimento, conversei em Brasília e também com o superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Lucena, para contribuir com a educação em nosso estado”, explica o parlamentar.