Leonardo Mauro / Mato Grosso Mais

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) articula junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e à Reitoria do Instituto Federal de Educação (IFMT) a retomada do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), para os servidores estaduais da educação.

Na manhã desta quinta-feira (11), a parlamentar recebeu no gabinete dela uma comissão formada pelo reitor eleito, Júlio César dos Santos, professores e membros da diretoria, junto ao deputado federal Carlos Bezerra (MDB), para debater o melhoramento da infraestrutura dos câmpus do IFMT em Mato Grosso. Na oportunidade, a parlamentar pediu o apoio do reitor para a retomada do Profuncionários, uma reivindicação constante dos profissionais da educação.

“Essa é a primeira vez que recebo a visita de um reitor do IFMT para tratar de diversas pautas e já aproveitei para fazer uma cobrança a ele sobre o Profuncionários. Eu pedi a ajuda do reitor Júlio para nós retomarmos esse programa em Mato Grosso. Ele sinalizou positivamente sobre o apoio e agora vamos abrir esse diálogo com secretário de Educação, Alan Porto. Eu, o deputado Allan Kardec e o deputado Valdir Barranco estamos juntos nessa luta para levar esse acalanto aos servidores, que é a única forma de eles se qualificarem e poderem progredir na carreira”, disse.

O programa do governo federal é oferecido em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Executado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Cefapro), o programa objetiva qualificar e melhorar a formação de técnicos que trabalham em várias frentes da educação.