No Dia Mundial do Livro celebrado nesta sexta-feira (23.04), os leitores de Mato Grosso podem potencializar seus hábitos de leitura por meio de um catálogo virtual do projeto BibliotecaDigital Tocalivros. A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi contemplada com a iniciativa e já está com o catálogo disponível pela plataforma biblioteca-estevao-de-mendonca.tocalivros.com.

Disponibilizada pela Tocalivros e rede de Bibliotecas-Recode, a ferramenta levou 18 meses para sair do papel e conta com audiolivros e eBooks para possibilitar, com uma ferramenta personalizada, o empoderamento digital e a formação de novos leitores.

Nessa fase inicial considerada de testes, o espaço da Biblioteca Pública Estadual possui 50 títulos de eBooks gratuitos por mês e cada usuário pode emprestar até cinco livros mensalmente. De clássicos da literatura a biografias, as opções para empréstimo incluem ainda outros gêneros, como comédia, poesia, infantojuvenil, além de publicações sobre negócios, desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

O espaço pode ser acessado também pelo aplicativo TocaLivros disponível em iOS e Android. Nesse caso, é necessário selecionar a biblioteca e fazer o login. Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados.

Além da biblioteca estadual sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), outras 11 bibliotecas públicas de Mato Grosso foram contempladas no projeto BibliotecaDigital Tocalivros. Para o acesso ao conteúdo digital de cada biblioteca, basta acessar o link respectivo (lista abaixo), realizar o cadastro e aguardar a liberação.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida, as bibliotecas selecionadas fazem parte do movimento Recode e do antigo programa Conecta Bbiblioteca.

“Poucas bibliotecas públicas no estado possuem redes sociais e sites. Com essa ação da Tocalivros e Recode, vamos vencendo esse desafio pois traz uma valiosa possibilidade de acesso digital. Principalmente nesse período de pandemia, é uma iniciativa de modernização e de valorização das redes sociais e dos contatos virtuais, tão importantes para promoção desses equipamentos”, declara Waldineia.

console.log(‘Aud01’);