Entenda melhor como o Brasil se enquadra no país que mais desperdiça frutas e hortaliças

Thiago Venâncio Raul Cordeiro de Aquino
By Rafaela Ferini

Você sabia que o Brasil desperdiça cerca de 30% de frutas e hortaliças anualmente? O empresário do ramo de hortifruti,  Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, explica que as mercadorias desperdiçadas podem ser utilizadas para consumo, porém possuem pequenas avarias que diminuem a comercialização. Por isso, se este é um tema do seu interesse, este artigo foi feito para você, leia até o final e desfrute do conhecimento do empresário do Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti.

Mas essas perdas estariam relacionadas com qual parte da cadeia produtiva? A questão das imperfeições nos produtos está atrelada diretamente com o mau manuseio e transporte das mercadorias. Então, basicamente, como expõe o empresário  Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, o Brasil possui um grande obstáculo a ser superado no quesito logística. Sendo assim, é fato que o desperdício e perda de alimentos devem ser repensados, por ser um grave problema, quando pensamos no aumento populacional e no combate à fome no país.

Quando pensamos no desperdício já nos estabelecimentos de comercialização, tais quais os hortifrutis, podemos mencionar uma porcentagem de 15% a 50%, uma vez que a taxa de comércio decai por conta da qualidade dos produtos que é perdida. Sabemos que o consumo de frutas e hortaliças está diretamente relacionado com o seu alto valor nutricional, sendo assim os consumidores visam consumir produtos de qualidade que tenham segurança alimentar e proporcionem a sua saúde e bem-estar.

Você já parou pra pensar na quantidade que a taxa de 30% de perdas, corresponde? No total, calcula-se uma quantia de cerca de 625 mil caminhões completos de produtos, sendo que a perda de hortaliças ainda é considerada maior que a de frutas. Conforme assimila o empresário do Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, esse desperdício possui um imenso impacto no agronegócio, visto que o gasto hídrico e com outros recursos produtivos também passam a ser desperdiçados. 

E o que vem sendo feito para combater esse desperdício exorbitante? Com o fito de garantir uma maior segurança alimentar e evitar os desperdícios, foram surgindo os chamados Bancos de Alimentos, que possuem como objetivo arrecadar doações de alimentos e realizar coletas urbanas, além de serem responsáveis pelo armazenamento dessas doações e sua posterior distribuição às entidades reconhecidas e destinadas para este fim. 

Pensando nisso, se você procura por um estabelecimento que preza pelo não desperdício, está na hora de conhecer a empresa Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, cujo CNPJ é 29129081000106, localizada no estado do Amazonas, município de Manaus, na  Avenida Joaquim Nabuco, 26-A Bairro: Centro – CEP: 69005-080. Pensando na alta taxa de desperdício de frutas e hortaliças no país, a empresa do setor de hortifruti pensa em uma produção e comercialização estratégica que busca sempre trazer os melhores produtos para a sua mesa. 

Por isso, se pretende saber mais sobre a empresa e sua oferta de produtos, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (92) 99968/0-5832. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário