Audiência Pública: Câmara irá debater tecnologia na saúde e homenagear enfermagem cuiabana

By Rafaela Ferini

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInMessengerCompartilhar
“ Tecnologia é a solução pra reduzir filas na Saúde e o desperdício de medicamentos”, defende o vereador por Cuiabá Fellipe Corrêa (Cidadania). Para tanto, o parlamentar irá realizar junto à Câmara de Cuiabá uma audiência pública sobre Tecnologia e Saúde, na próxima segunda (10). O objetivo é colocar especialistas que atuam na gestão da saúde em diferentes instituições públicas e privadas para debater o tema junto com a sociedade.

A audiência irá ocorrer no plenário da Câmara e terá início às 14h. Além disso, será transmitida pelas redes sociais. As discussões em torno de melhorias na Saúde na capital vem ganhando ainda mais o debate público diante do quadro crítico pelo qual a área vem passando. Desde o mês passado a pasta da Saúde do município está sob intervenção do Governo do Estado, após decisão judicial.

Entre os participantes, estão instituições que farão a apresentação de cases de sucesso e exemplos de tecnologias que facilitam a gestão dos sistemas e a vida dos cidadãos que utilizam os serviços municipais de saúde. É o caso do município de Sorriso, que conta com prontuários digitais dos pacientes.

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) vai apresentar iniciativas já desenvolvidas que podem ser adequadas ao contexto municipal e imediatamente implementadas.

Já o Tribunal de Contas do Estado, por meio do conselheiro Sérgio Ricardo, relator das contas da Prefeitura de Cuiabá, irá acompanhar as discussões para possível inclusão das temáticas como recomendações à gestão municipal.

Também irá participar dos debates o Conselho Regional da Enfermagem (Coren-MT), que deve abordar questões referentes à categoria profissional, as quais serão encaminhadas pelo Gabinete do vereador para serem protocolados como projetos de lei.

Participam da audiência ainda: o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), auditoria do SUS, ALMT, Conselho Regional de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde e a sociedade civil.

Homenagem à Enfermagem – Apesar de técnicos e enfermeiros terem sido considerados heróis durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid, a realidade atual passa longe do reconhecimento à categoria. Entre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em Cuiabá estão atrasos no pagamento de direitos como 13º e férias, além da ausência de tempo para descanso durante os plantões. Alguns vêm lidando com jornadas de trabalho exaustivas sem qualquer intervalo.

Dessa forma, além do papel de cobrar do Executivo, o vereador ao lado do Coren vai entregar moções de aplausos a enfermeiros e técnicos que atuam na Capital e ainda a familiares de profissionais que faleceram durante a pandemia.

Compartilhe esse Artigo