É muito comum escutar em diversos canais de notícias que doenças como a depressão e a ansiedade são o mal do século. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, expert em gravidez de alto risco, durante a gestação é preciso tomar ainda mais cuidado com as doenças psicológicas e seus tratamentos.
Se interessou por esse assunto? Então, confira tudo o que você precisa saber sobre o uso de antidepressivos durante a gravidez neste artigo!
Sobre as doenças psicológicas
Você, muito provavelmente, já ouviu falar sobre ansiedade e depressão, não é mesmo? Essas doenças que atingem o psicológico têm se tornado cada vez mais comuns entre a sociedade brasileira, aparecendo em pessoas cada vez mais jovens. Segundo o mestre em Ciências da Saúde, Dr. Orcione Ferreira Guimarães, isso se deve diretamente ao estilo de vida agitado da sociedade atual e péssimos hábitos de vida.
Tratamento com antidepressivos
Na grande maioria dos casos, o acompanhamento psicológico, mudança de hábitos, melhora na alimentação e prática de exercícios físicos já são ações suficientes que podem ser tomadas para que as pessoas percebam a melhora dos sintomas dessas doenças. No entanto, pode ser necessário que se recorra ao uso de antidepressivos, que são inibidores seletivos da recaptação de serotonina, para que a ansiedade e a depressão sejam controladas e tratadas da maneira adequada.
E na gravidez?
Mas, e na gestação? O que envolve o tratamento com antidepressivos e uma gravidez? É permitido? De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, existem muitos estudos a serem realizados para compreender a influência do uso de antidepressivos para o feto. Atualmente, a recomendação é que toda gestante que esteja em tratamento com antidepressivos esteja sendo acompanhada por médicos da psiquiatria e ginecologia.
Outro ponto muito importante é que o tratamento pode ser alterado e o médico psiquiatra passe a receitar um antidepressivo mais adequado para cada fase da gestação, evitando qualquer risco à vida do bebê que está sendo gestado e da mãe. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães, o medicamento mais receitado e seguro para o tratamento dos sintomas de ansiedade e depressão é a sertralina. Outros muito comuns são:
- Fluoxetina;
- Citalopram;
- Escitalopram;
- Paroxetina.
Cuidados
Cada uma das fases de uma gravidez são muito delicadas e merecem cuidados especiais. Além de contar com um auxílio médico adequado, mudar hábitos que são prejudiciais e manter uma alimentação saudável, é preciso cortar o uso de substâncias como o álcool, tabaco, outros tipos de drogas e até mesmo alguns fármacos. Para isso, sempre consulte o seu médico e peça auxílio para ter uma gravidez mais tranquila.
É muito importante estar atento aos principais sintomas de ansiedade e depressão. Isso, pois, ainda que a gestante não apresente sinais dessa doença de maneira prévia, elas podem se desenvolver durante o período da gravidez devido ao aumento de hormônios e mudanças no organismo. Entre os principais sintomas estão a falta de apetite, taquicardia, preocupação excessiva e outros que devem ser investigados por um psicólogo.
Conte com médicos especialistas
Por ser um período extremamente delicado, cheio de altos e baixos e até mesmo assustador para a grande maioria das mulheres, é imprescindível o acompanhamento de médicos especialistas durante a gravidez. Para dar continuidade no tratamento da ansiedade e da depressão na gestação, conte com um médico psiquiatra e um médico ginecologista como o doutor Orcione Ferreira Guimarães Júnior!
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1