A administração de uma empresa é um elemento primordial para que esta continue atuando no mercado. Diante disso, o empresário Saul Dutra Sabbá entende que o documento de demonstração de resultado e exercício auxilia grandemente nas tarefas administrativas. Mas afinal, o que é esse documento? Se você deseja saber, acompanhe o artigo para descobrir.
O que é?
Conforme comenta o renomado Saul Sabbá, a demonstração de resultado e exercício (DRE) é um documento que possibilita que os administradores observem os indicadores financeiros dos negócios, deduzindo se houve lucros ou prejuízos. Portanto, ele serve tanto para a área gerencial, quanto para a área contábil.
Assim, como frisa o egrégio Saul Dutra Sabbá, com documento DRE é possível analisar os resultados líquidos da corporação, dentro de um determinado período de tempo, que são obtidos por meio de diversos dados financeiros. Esse documento deve ser feito por todas as empresas, seguindo o modelo determinado pela Lei 6.404/1976.
Dessa forma, a demonstração de resultado e exercício tem a serventia de esclarecer o resultado líquido da instituição em um exercício determinado, onde todos os gestores podem interpretar e compreender em quais períodos e quais ações levaram a empresa a adquirir melhores resultados. Vale lembrar que esse tipo de documento deve ser elaborado mensalmente para finalidades administrativas.
Qual sua importância?
Como ressalta o insigne Saul Sabbá, o documento DRE é fundamental para a gestão da empresa, pois ele fornece a estrutura minuciosa da situação financeira da corporação, o que auxilia os administradores a traçarem metas, realizarem investimentos, controlarem o fluxo de caixa e selecionarem uma decisão importante para a mesma.
Ademais, a demonstração de resultado e exercício é um documento que aumenta a perspectiva das informações obtidas pelo fluxo de caixa. O documento DRE, além de abranger o dinheiro atual da empresa, também abrange a competência desta, demonstrando seus lucros e custos.
Qual sua composição?
Como indica o ilustre empresário Saul Dutra Sabbá, cada empresa pode apresentar uma DRE com elementos diferentes dependendo de seu segmento e porte. No entanto, as principais informações que devem compor esse documento são:
- receita bruta;
- deduções e abatimentos;
- custos;
- produtos
- serviços;
- receita líquida;
- lucro bruto;
- despesas;
- impostos;
- lucros e/ou prejuízos;
- resultado líquido do exercício.
E aí, gostou de aprender mais sobre esse assunto?