Mato Grosso: Possível novo sítio arqueológico às margens do rio Araguaia intriga pesquisadores

By Rafaela Ferini

O município de Torixoréu, localizado a 577 km de Cuiabá, está no centro de uma investigação arqueológica que promete revelar segredos ancestrais escondidos às margens do Rio Araguaia, no sudoeste de Mato Grosso. A descoberta de diversas gravuras rupestres durante a 1ª Expedição ao Rio Araguaia, organizada pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) do Ministério Público Federal (MPF), no final de 2023, despertou a atenção dos especialistas.

Conforme relatos da arqueóloga e fundadora do Museu de História Natural de Mato Grosso, Suzana Hirooka, as gravuras rupestres são preciosos vestígios do passado, oferecendo insights cruciais sobre a mentalidade e a convivência de nossos antepassados. Entretanto, a descoberta foi ofuscada pela presença visível de pichações e manchas, resultado tanto da intervenção humana recente quanto da exposição aos elementos naturais ao longo do tempo.

Para Hirooka, as pichações e danos causados às gravuras representam uma perda irreparável de informações históricas, uma triste realidade que assola muitos sítios arqueológicos em todo o estado de Mato Grosso. Em resposta a essa preocupante situação, o Ministério Público Federal (MPF) tomou medidas, estabelecendo um prazo de 60 dias para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realize uma vistoria minuciosa e cadastre o sítio arqueológico no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA/Iphan).

O que é sítio arqueológico?
Um sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios físicos da atividade humana do passado. Esses vestígios podem incluir artefatos, estruturas construídas, restos humanos, pinturas rupestres, entre outros artefatos e evidências.

Esses locais são de grande importância para os arqueólogos e historiadores, pois ajudam a reconstruir e compreender a história e a cultura das sociedades antigas.

Os sítios arqueológicos podem variar em tamanho e complexidade, e muitos deles são protegidos por leis para garantir sua preservação e estudo adequados.

Compartilhe esse Artigo