Conheça alguns remédios naturais para dormir bem

José Admirço Lima Filho
By Rafaela Ferini

Para o renomado José Admirço Lima Filho, médico especialista, dormir bem é essencial para que o corpo funcione corretamente. Afinal, uma boa noite de sono estimula a produção de endorfina, que é a responsável pela sensação de bem-estar. No entanto, num mundo onde a ansiedade e, consequentemente, a insônia, são cada vez mais comuns, como dormir bem e melhor se torna a pergunta de muitos. Mas e você, quer obter essa resposta? Então leia este artigo até o final.

Antes de tudo, é necessário entender que na farmacologia, hoje, existem inúmeras medicações que contribuem para a melhora do sono. No entanto, o ideal é optar por aquelas que são feitas com produtos naturais, visto que não causam dependência ou efeitos colaterais perigosos, como os remédios comuns costumam causar.

Desse modo, José Admirço Lima Filho comenta que a melhor forma de se livrar da insônia é por meio desses remédios naturais. No entanto, é válido lembrar também que evitar o uso de telas, especialmente antes de dormir, é um poderoso e importante aliado nessa “luta”. Sem mais delongas, confira, a seguir, os melhores remédios naturais contra a insônia.

1 – Melatonina

Este é um tipo de hormônio produzido naturalmente pelo corpo e que, por isso, não está muitas vezes incluído na categoria de “remédios caseiros”. No entanto, a melatonina é a principal responsável pelo sono, possuindo efeitos comprovados contra a insônia. Sendo assim,  é possível aumentar a produção de melatonina naturalmente. Para isso, como explica o Dr. José Admirço Lima Filho, é aconselhado evitar estresse ao fim do dia, diminuir exposição a luzes azuis e dar preferência a uma iluminação indireta com luzes amarelas dentro de casa.

2 – Valeriana

O chá de raiz de valeriana tem apresentado em inúmeros estudos uma potente ação contra a insônia leve a moderada, uma vez que possui propriedades ansiolíticas e sedativas que ajudam a pegar no sono mais facilmente. A valeriana não causa nenhum tipo de dependência, por isso pode ser usada de forma segura. No entanto, seu efeito pode demorar até 4 semanas para ser notado, já que as substâncias da planta vão alterando lentamente o ciclo do sono.

3 – Lúpulo

A mesma planta que é utilizada na produção de cerveja, teve sua eficácia comprovada na forma de chá contra a insônia. De acordo com o doutor José Admirço Lima Filho, sua ação tem sido relacionada com a sua capacidade para impedir a degradação do GABA, uma substância que ajuda no relaxamento do sistema nervoso, além de parecer melhorar a ação dos receptores de melatonina, potencializando o efeito do principal hormônio responsável pelo sono.

4 – Passiflora

A passiflora nada mais é que a planta do maracujá e essa planta medicinal já tem sido utilizada durante muitos anos para ajudar no tratamento de insônia. Embora ainda existam poucos estudos com o uso desta planta, muitas das suas substâncias têm um grande potencial para ajudar no tratamento. Por exemplo, a crisina, que é o principal flavonóide de passiflora, tem demonstrado forte ação nos receptores benzodiazepínicos, que são os mesmos receptores utilizados pelos medicamentos ansiolíticos, que causam relaxamento e ajudam a dormir. 

Quando ir ao médico

Embora o tratamento com remédios caseiros possa ser útil para a cura da insônia, há casos mais graves que precisam da atenção de um médico. Segundo o Dr. José Admirço Lima Filho, é aconselhável ir ao médico quando não existe melhora no quadro de insônia após 4 semanas de tratamento com algum remédio caseiro ou quando a insônia interfere com a qualidade de vida, pois pode ser necessário identificar a causa correta e iniciar um tratamento mais adequado.

Compartilhe esse Artigo