O que é automobilismo? Conheça mais sobre o esporte que ganhou o coração dos brasileiros

Joni Ricardo Fernades
By Rafaela Ferini

O automobilismo é considerado um esporte radical, baseado na competição de carros. Para o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, no Brasil, a modalidade passou a ser mais que um esporte, chegando a ser considerada a segunda paixão nacional. Mas você sabe o que é, quando surgiu e as principais curiosidades sobre o automobilismo? Confira abaixo mais sobre a história do esporte que consagrou Ayrton Senna como herói nacional. 

A história do automobilismo

Para saber o que é o automobilismo, é importante conhecer a história do esporte. Com a criação dos motores de combustão, os carros passaram a ter mais potência graças à energia gerada pela gasolina. E é nesse cenário que começam a surgir ocorrências de corridas de ruas por toda a Europa e Estados Unidos. O primeiro relato dessas competições de rua remontam à França, no ano de 1894, na competição teste chamada de Concours des Voitures sans Chevaux, ou em tradução livre: competição de carros sem cavalos.

Em 1895 acontece de forma oficial a primeira competição com percurso, de Paris até Bordeaux. A corrida teve 46 inscritos, porém apenas 22 pessoas competiram. Assim, cada dia o esporte se tornava mais popular, ganhando um Clube Automóvel da França, órgão que mais tarde foi responsável pela iniciação de competições contra outros países da Europa. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte reitera que, por esse motivo, o país é considerado o berço do esporte. 

O automobilismo no Brasil 

Já no Brasil, saber o que é automobilismo vai muito além. Isso porque o país tem uma história com o esporte que começa no ano de 1908. Entretanto, foi na década de 30 e 40 que o automobilismo começou a tomar forma no país por causa da instalação de montadoras e da construção do autódromo de interlagos. Entre os pilotos pioneiros, podemos citar Emerson Fittipaldi, que conquistou inclusive vitórias internacionais no ano de 1972. Além dele, temos o Nelson Piquet, primeiro brasileiro a ser campeão de Fórmula 1 e o saudoso Ayrton Senna, que conquistou mais de 48 vitórias e popularizou o esporte no brasil

As principais competições  

Como já dito, a resposta para descrever o que é automobilismo não é uma tarefa fácil e vai além de um esporte feito com carros, que competem e leva o prêmio quem chega em primeiro lugar. Isso porque há mais de uma modalidade, sendo as mais conhecidas:

Fórmula 1

A pergunta o que é automobilismo, pode ser facilmente trocado por o que é Fórmula 1. Isso porque de todas as categorias, com certeza a Fórmula 1 é a mais famosa. Criada em 1950, essa modalidade pertence à classe de corridas premium. Os carros que competem nela são considerados os mais rápidos do mundo e são feitos com espaço apenas para um piloto e geralmente possuem uma potência de até 800 cavalos. Sua duração equivale a 19 corridas, cada uma sediada em um país diferente, com o tempo de duração de até 2 horas. 

Nascar 

Nascar é uma das competições mais importantes dos Estados Unidos. Surgiu em 1947, com a ideia de usar carros modificados e uma pista oval de cerca de 2,5 quilômetros de diâmetro. Além disso, os carros possuem uma carroceria especialmente para a proteção do motorista. Segundo Joni Ricardo Fernandes Duarte, outra característica forte da categoria são os carros bem adesivados e coloridos. 

Fórmula Indy 

Atualmente, a Fórmula Indy é considerada uma das modalidades mais arriscadas do automobilismo, podendo ter automóveis que chegam até a 400 km/hora. Os carros da Indy pesam até 701 kg, e a modalidade busca priorizar a competição entre pilotos, diferente da Fórmula 1 que a prioridade é a tecnologia aplicada nos veículos. 

Compartilhe esse Artigo