Cuidados médicos à distância: o papel revolucionário da telemedicina

Walter Duenas
By Rafaela Ferini

Para Walter Duenas, a telemedicina tem um papel muito importante na democratização de cuidados com a saúde. Isso porque o mundo evolui e com ele as formas de comunicação também mudam, sendo necessária uma solução mais eficiente e moderna para suprir as demandas desse mundo em constante evolução. 

Nesse caso, a telemedicina cumpre bem o seu papel, tornando os cuidados médicos mais democratizados e eficientes mesmo à distância. Neste artigo, iremos entender o papel revolucionário da telemedicina para os cuidados médicos. Continue a leitura para saber mais. 

Onde nasceu a telemedicina? 

Como destaca o Dr. Walter Duenas, embora a telemedicina no Brasil tenha sido amplamente divulgada como forma de suprir os atendimentos durante a Pandemia de Covid-19, nos EUA, a prática já era bastante comum, uma vez que o país é o berço da telemedicina, juntamente com Israel e Canadá. Países esses que são referência em cuidados médicos à distância, contribuindo para atendimentos em áreas remotas. 

Como funciona a telemedicina? 

A telemedicina envolve a troca de informações médicas entre profissionais de saúde e pacientes, sem a necessidade de encontros físicos. Por meio da comunicação remota, os médicos podem consultar seus pacientes e oferecer tratamento e cuidados médicos. 

Walter Duenas
Walter Duenas

O atendimento, conforme explica Walter Duenas, pode ser realizado por meio de videoconferências, chamadas eletrônicas, mensagens de texto, e-mails ou outros métodos de comunicação eletrônica. Além disso, há muitas clínicas que oferecem plataformas online com ambiente seguro para a realização de consultas via telemedicina. 

Qual o papel da telemedicina? 

Como já mencionado, a telemedicina desempenha um papel muito importante no atendimento médico e cuidados com a saúde, proporcionando benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Nesse sentido, é importante destacarmos alguns desses benefícios da telemedicina para o sistema de saúde. 

Acesso a serviços de saúde 

Como expõe Walter Duenas, especialista em gestão de hospitais, a telemedicina é uma importante ferramenta para superar as barreiras geográficas, permitindo que pessoas em áreas remotas ou com acesso limitado a serviços de saúde possam receber consultas e cuidados médicos. 

Integração com sistemas de saúde 

Em resumo, como ressalta o médico Walter Duenas, um dos outros benefícios da telemedicina é que, muitos locais integram os sistemas de arquivamento eletrônico de saúde, facilitando o compartilhamento seguro de informações médicas entre os profissionais de saúde, e melhorando a continuidade do cuidado e atendimento aos pacientes. No entanto, é preciso ter em mente que ela não substitui a medicina tradicional. 

Compartilhe esse Artigo